Open banking

O open banking foi criado pelo Banco Central (BC) para estimular a concorrência entre os bancos. Pela ferramenta, você decide quando e com quais instituições deseja compartilhar seus dados. O processo é digital e realizado dentro de um ambiente seguro, com supervisão do BC.

APIs (Application Programming Interfaces) realizam toda a jornada. Pelo open banking, padronizam-se os dados dos clientes e torna-se possível o mecanismo de compartilhamento. A ideia é customizar ainda mais as necessidades dos clientes, fazendo uma varredura no mercado para apresentar às pessoas os serviços e custos que têm mais a ver com o perfil delas.

Ilustração abstrata sobre tecnologia em finanças. Uma mão atravessa a tela de um celular e segura uma criptomoeda entre os dedos enquanto um cartão de crédito se digitaliza à esquerda.
– Ilustração: Marcos de Lima

Para que serve o open banking?

Então, ali você deve encontrar comparadores de taxas bancárias e uma maior facilidade de avaliação de crédito, por exemplo. Isso pode tornar produtos financeiros e serviços mais competitivos e, portanto, mais baratos e mais adequados às necessidades de cada um. Porque os bancos poderão conceder crédito bem adequado ao perfil da pessoa, mesmo que ela não seja cliente da instituição.

Você também poderá comparar as taxas cobradas em serviços, além de poder levantar os custos dos seguros, rentabilidade de investimentos, e por aí vai. Só que, para isso, avalia-se toda sua vida financeira. Informações como renda, movimentações financeiras e seus hábitos de consumo começam a ser compartilhadas se você permitir.

Depende do seu “sim”

Mas atenção: nada no open banking acontece sem sua autorização. Você decide quais dados quer compartilhar, com quais instituições e por quanto tempo. Você dá o aceite pelos canais digitais oficiais da instituição financeira onde tem conta. Há ainda as fases da autenticação e da confirmação antes do seu ok final.

Você acompanha todo o processo e fica sabendo se a instituição financeira enviou mesmo as informações. Então, você consegue ver quais são as instituições envolvidas, o período de validade da sua autorização e a finalidade do compartilhamento.

O que eu posso compartilhar pelo open banking?

Muitas informações a seu respeito. Desde seu endereço, estado civil, renda, até tipos de produtos e serviços que você usa no seu banco, sua conta-corrente, saldo, limites que você usa e crédito. Você ainda pode informar dados sobre operações de câmbio, pagamentos, investimentos, seguros e previdência privada.

E se eu me arrepender?

Se você se arrepender de ter liberado seus dados no open banking, você pode voltar atrás na sua decisão. Tudo é feito pela internet mesmo.


Você também pode gostar
POR
Redação IF 09 set. 2024, 12:42
No setor de aço, BofA aumenta aposta na Gerdau e reduz preço-alvo de CSN e Usiminas

Para analistas do banco norte-americano, demanda do aço no Brasil permanece saudável, mas os riscos envolvendo a importação de produtos chineses continuam relevantes

POR
Redação IF 08 set. 2024, 17:11
Vídeos no TikTok exploram falha de banco e milhares de clientes sacam dinheiro indevido

Usuários do TikTok começaram a compartilhar vídeos que mostravam uma falha no Chase Bank; entenda o que aconteceu

4 min.
POR
Redação IF 08 set. 2024, 13:30
Zro Bank: a fintech que nasceu no mundo cripto e agora surfa onda das bets

De acordo com o presidente da companhia, volumes processados pelo Zro devem crescer 36% este ano, para quase R$ 30 bi. Hoje, quase 70% disso vem das bets

4 min.
POR
Bora Investir 07 set. 2024, 06:00
Entenda como irá funcionar o Pix dos investimentos

Objetivo é impulsionar a concorrência entre as instituições para garantir melhorias ao investidor

4 min.
POR
Fernanda Bottoni 06 set. 2024, 17:19
Carteira automatizada: vale a pena investir? Veja comparação

Especialistas explicam que tipo de investimento é esse, para quem pode interessar e quanto anda rendendo nos últimos anos

POR
Aluísio Alves 06 set. 2024, 12:18
Santander capta R$ 7,6 bilhões em letras financeiras; o que isso significa exatamente?

Bancos recorrem a esse instrumento pra fortalecer a reserva de capital, o que também é positivo para os investidores

POR
Redação IF 06 set. 2024, 09:07
Relatório mostra melhoria nacional na qualidade do serviço móvel, com TIM sendo destaque, diz XP

Apesar da melhoria contínua na qualidade da rede da TIM, os analistas acreditam que a empresa ainda não fechou a lacuna de percepção com os consumidores

Clique e veja mais